A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou na última quinta-feira (16) os estudantes que estão na final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Ao todo, 320 grupos de todos os estados irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro que serão disputadas de forma presencial na Unicamp, em Campinas, nos dias 20 e 21 de agosto.

São José do Rio Preto está na disputa, entre 36 mil alunos que se inscrevem, apenas 960 estão nesta reta final.  A equipe Antropófagos, do Colégio Liceu, formada pelos estudantes Léo Peixe de Boni (16 anos), Matheus Oliveira (16 anos) e Muriel Salimon (17 anos), já está com as malas prontas. Para Léo, que cursa a segunda série do Ensino Médio e tem o sonho de ser professor de História, esta é uma grande conquista e uma recompensa pelo esforço dedicado a cada fase da Olimpíada.  

“Participar deste evento muda nossa rotina de estudos. Cada fase traz reflexões e ensinamentos importantes, colaborando para o nosso ensino e nos preparando para o vestibular e para a vida. Vamos estudar muito e estamos preparando um planejamento de estudos de agora até a final para conseguirmos trazer para a nossa cidade uma medalha”, conta. 

Para o professor de História do Colégio Liceu, André Gonzaga, que acompanhou de perto cada fase da competição, os alunos já são vitoriosos só de chegarem à grande final. “No início eram quase 12 mil equipes de todos os estados do Brasil (36 mil alunos), agora são só 320 turmas (960 estudantes) e apenas 41 do nosso Estado. Chegar até aqui já é muito positivo, mas vamos continuar nos estudos para ir além”, conta. 

Além de André, a equipe finalista também contou com o apoio do diretor do Colégio Liceu, Antônio Carlos Tozzo, e das professoras de Gramática, Suzi Dolce, de Sociologia e Filosofia, Gláucia Carvalho, e de redação, Monelise Vilela.

A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular. 

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

A cidade de Rio Preto também será representada por equipes do Colégio Santo André e Policare.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações BoniPeixe Comunicação  

Deixe um comentário