O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e da Coordenadoria de Políticas para Juventude (CPJ), e a Prefeitura de Guapiaçu inauguraram, nesta última segunda-feira (26), a Casa da Juventude “Ricardo Alexandre Franchetti”.

“É mais um equipamento entregue para a população e um espaço que transforma a vida dos jovens. Investimento para oferecer oportunidades e ampliar as políticas públicas dentro do município”, destaca o coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Borges.

Para o prefeito de Guapiaçu, Jean Vetorasso, a inauguração da Casa da Juventude representa um marco para a cidade. “É um espaço físico que oferecerá oportunidades e crescimento para nossos jovens. É um símbolo do compromisso do nosso governo em proporcionar às futuras gerações as ferramentas necessárias para alcançar seus sonhos e contribuir para o progresso do nosso município, estado e país”, disse o prefeito.

O novo espaço está localizado na Avenida José Lucas Teixeira, 287, no bairro Residencial Leonor, e terá uma área de coworking, para que os jovens possam desenvolver projetos empresariais. Para fortalecer o espírito empreendedor, serão oferecidos workshops voltados ao empreendedorismo, tecnologia e inteligência artificial, proporcionando conhecimentos relevantes para o mercado atual.

Com o objetivo de capacitar os jovens para o mercado de trabalho, a prefeitura de Guapiaçu promoverá cursos profissionalizantes, visando o desenvolvimento de habilidades práticas e a preparação para oportunidades profissionais. Além disso, serão oferecidas oficinas culturais, como capoeira, ballet, hip hop, violão, violino, artesanato, zumba e jiu-jítsu.

Casa da JuventudeA Casa da Juventude é um projeto de incentivo ao empreendedorismo, a qualificação profissional e a economia criativa, para que as cidades possam oferecer atendimento ao público entre 15 e 29 anos.

Em 2023, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) entregou seis casas da juventude no estado de São Paulo: Cabreúva, Saltinho, Itatiba, Ilha Comprida, Piquete e Salto de Pirapora. Já neste ano, foram entregues os espaços nos municípios de Boituva e Jales.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador

com informações e foto a4&holofote comunicação