• Simbolizada pelo laço na cor marrom, a campanha Abril Marrom tem objetivo de conscientizar a população e reduzir a incidência dos principais problemas de visão_Foto_Divulgação

O mês de abril, conhecido no Brasil pela campanha Abril Marrom, foi escolhido pela área da saúde para atuar na conscientização da população para prevenção, diagnóstico, tratamento precoce e reabilitação da cegueira. Além disso, a campanha é um alerta para a população sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular.

De acordo com o oftalmologista Vinícius dos Santos Ferraz, do HORP (Hospital do Olho Rio Preto), a cegueira pode ser reversível ou irreversível. “Existem casos de cegueira tratáveis ou preveníveis e, dentre as doenças que podem levar à cegueira, algumas são bem frequentes no cotidiano da população”.

Estatísticas – Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil constam cerca de 1,2 milhão de cegos, sendo que 60% a 80% dos casos de cegueira poderiam ser tratados ou até evitados se diagnosticados precocemente.

O especialista aponta que as principais causas de cegueira reversível são catarata, ceratocone e descolamento de retina, quando tratado com urgência. “Estes casos, muitas vezes, necessitam de cirurgia, mas é possível o restabelecimento da visão”, salientou Ferraz.

Já as causas de cegueira irreversível, na maioria das vezes, são glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética, caso não sejam tratadas no tempo correto e de forma adequada.

De acordo com o oftalmologista, a melhor forma de prevenir doenças que causam a cegueira são as visitas regulares ao oftalmologista. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para que o paciente possa manter a saúde dos olhos em dia”.

Prevenção – O HORP, há mais de quarenta anos, oferece prevenção, diagnósticos e tratamentos afim de contribuir na manutenção da saúde ocular da população.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria imprensa HORP

Deixe um comentário