A mobilização de frentistas de todo Brasil e dos sindicatos e federações da categoria nos últimos meses deu resultado com a derrubada das emendas a MP (Medida Provisória)1063 que permitiria autosserviço nos posto de combustível e colocava em risco o emprego de cerca de 500 mil empregos no país e cerca de 9 mil na região de Rio Preto.

Segundo Antônio Marco dos Santos, presidente do Sindicato dos Frentistas de Rio Preto e região, graças à mobilização e a forte atuação da Federação Estadual e Federação Nacional dos Frentistas as emendas do deputado federal, Kim Kataguiri (DEM-SP) foram arquivadas – por sua vez a MP 1063 foi aprovada sem elas. “Nossas federações com muita luta juntos aos deputados federais conseguiu  derrotar a emenda do deputado Kim, que colocaria autoatendimento em um prazo de cinco anos”, destacou Santos.

A MP em si diz respeito à permissão da venda direta de etanol entre usinas e postos e da fidelidade à bandeira de postos de combustíveis.

Santos salienta que a derruba das emendas foi uma vitória com o trabalho realizado de panfletagem do jornalzinho e a compreensão dos frentistas sobre os perigos dessa proposta. “Todos os sindicatos de Frentistas do país fez esse trabalho de campo, de entregar (panfleto) para os trabalhadores, para os donos de postos, para a sociedade” destacou o presidente do sindicato de Rio Preto.

Mais luta – Apesar desta vitória o sindicalista alerta que a batalha não terminou, pois existem outras cinco propostas tramitando na Câmara Federal com o mesmo teor que podem ser votadas a qualquer momento. Ele destaca que elas estão sendo monitoradas pelas federações para que essas novas tentativas não tenham sucesso.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

Deixe um comentário